PEQUENAS REVOLUÇÕES

Fernando está excelente seu texto sobre direito agrário. Quanto à sua pergunta sobre Marx e a necessidade de uma revolução, só posso lhe dizer que comprei um pôster para você do Manifesto Holstee.

Este é o Manifesto Holstee, você sabia que essa mensagem foi criada por dois irmãos desempregados, eles imprimiram em camisas, canecas, agendas, pôsteres e venderam milhares de itens? Em meio às dificuldades, eles decidiram sentar para escrever como definiriam o sucesso. O objetivo era criar algo sobre o qual pudessem refletir se alguma vez se sentissem presos ou vivessem de acordo com a definição de felicidade de outra pessoa.

Aqui está a tradução: Esta é a sua vida. Faça o que você ama e faça-o muitas vezes. Se você não gosta de algo, mude isso. Se você não gosta de seu trabalho, despeça-se. Se você não tem tempo suficiente, pare de ver TV. Se você está procurando o amor de sua vida, pare; eles estarão esperando por você quando você começar a fazer as coisas que você ama. Pare de super-analisar; a vida é simples. Todas as emoções são bonitas. Quando você come, aprecie cada dentada. Viaje frequentemente; ficar perdido irá ajudá-lo a encontrar-se. Algumas oportunidades só veem uma vez: saiba aproveitá-las. Abra a sua mente, braços e coração para novas coisas e pessoas. Estamos unidos em nossas diferenças. Pergunte à próxima pessoa que você vir qual é a sua paixão e compartilhe o seu sonho inspirador com ela. A vida é sobre as pessoas que você conhece, e as coisas que você cria com eles, então saia e comece a criar. A vida é curta. Viva o seu sonho e partilhe a sua paixão.

Eu acredito, Fernando, nas pequenas revoluções, inclusive estou lendo um livro com esse título: “O livro das pequenas revoluções” de Elsa Punset, que traz 250 rotinas para melhorar o seu dia a dia. No livro tem um exercício que acho que tornaria o mundo melhor se fosse praticado por todas as pessoas, chama-se “Seja água”.

Com o tempo, tendemos a ficar mais rígidos, a ter mais responsabilidades, a ter mais opiniões… Em vez de tentar dominar, treine hoje ser como a água, flua por onde houver uma passagem, uma abertura, uma saída. Suavize suas arestas sendo mais tolerante com as opiniões contrárias. Interfira menos, substitua as ordens pela escuta. Quando alguém lhe der sua opinião, diga: “Não havia pensado nisso, obrigado por sugerir, vou pensar”.

Fernando, imagine que você tem as mesmas qualidades que a água. Permita ser suave, flexível, adaptável, fluido, para entrar em lugares onde antes não podia porque era sólido e duro. Flua suavemente na vida das pessoas com as quais cruzar hoje: imagine que você pode entrar na mente delas para compreender melhor o que sentem. Mantenha o dia todo essa sensação de ser água e observe como seu relacionamento com os outros muda.  

Leave a comment